quinta-feira, 25 de agosto de 2016

O futuro do livro pode ser uma questão de dicionário

Roberto Dias*
 SAO PAULO, SP, 19.03.2014: Leitura a jato. Foto produzida de livros abertos e um celular, vendo os livros através da tela. A Ideia é falar de apps que prometem leitura rápida e resumem clássicos. (Foto: Daniel Guimarães/Folhapress, TEC) ***EXCLUSIVO FOLHA***


.
Venda de ebooks dá sinais de estagnação, ao passo que cresce o uso de smartphone. 

SÃO PAULO - Começa nesta semana a 24ª Bienal do Livro de São Paulo, feira dedicada àquele que encapsulou a transmissão do conhecimento num "objeto perfeito": grande resistência, alta resolução, fácil de carregar, "bateria" inexaurível. 

A despeito disso, os números do setor que o produz não são animadores. Estudo da Fipe mostra que a indústria de livros colhe desempenho inferior ao do PIB brasileiro. Há queda de preço médio e volume. 

Pior, não é exclusividade daqui —nos EUA também se registra retração. Pior ainda, o que pintava como solução não se mostrou tão promissor. A venda de ebooks dá sinais de estagnação nos EUA e na Europa; no Brasil tem dificuldade em decolar. Um dia vistos como a pista de início desse novo voo, os tablets vão sendo engolidos pelos smartphones. 

Se não for pelos livros atuais, como se dará a transmissão massificada do conhecimento? É impossível responder a isso por ora, mas parece inegável que formatos em vídeo vão ficando cada vez mais populares. 

Exemplo são as Ted Talks, que resgatam a transmissão oral de ideias num pacote mais, digamos, industrializado. Os títulos das 20 apresentações de maior audiência bem poderiam figurar numa estante de livraria. 

Nas plataformas de ensino à distância, vídeos que misturam aula e gráficos fazem as vezes dos ebooks como fonte didática de consulta. A realidade virtual pode crescer muito no ensino profissional. 

A única coisa que continua inelástica é o tempo das pessoas. Se elas optarem por dedicar esse bem escasso a um meio que não o livro tradicional, o destino dele estará dado. 

Essa substituição não seria inconsequente. Existe muito debate sobre a absorção do conhecimento num meio eletrônico, que nem sempre leva a imersão e sequência linear. 

Entre os vários sentidos que atribui a "livro", o Houaiss admite que a palavra signifique, figurativamente, "fonte de conhecimento, de instrução". Para quem teve o papiro como berço e conheceu sucessivas transformações tecnológicas, transmutar-se em vídeo pode ser, quem sabe, uma questão de dicionário. 
------------------------
 *Jornalista é secretário de Redação da área de Produção da Folha, onde trabalha desde 1998. Escreve às quintas.
Fonte:  http://www1.folha.uol.com.br/colunas/robertodias/2016/08/1806647-o-futuro-do-livro-pode-ser-uma-questao-de-dicionario.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário