domingo, 11 de setembro de 2016

A nova forma de revolução da Geração Y

A nova forma de revolução da Geração Y
Movimentos online podem ter um poder de alcance e eficiência 
maior do que os protestos tradicionais (Foto: Jisc)

O que antes era criticado e descrito como comportamento apático, hoje faz parte de uma poderosa arma para levantar questionamentos e mobilizar mudanças

O termo “slacktivism” – uma junção das palavras “slack” (lento, preguiçoso), e “activism” (ativismo) era popular há alguns anos, quando a nova geração de adultos era acusada de dividir suas convicções e crenças nas redes sociais, mas nunca fazer nada a respeito.

Isso foi antes de a Geração Y dar início a uma série de movimentos centrados em problemas incluindo raça – #BlackLivesMatter -, orientação sexual – #LoveWins -, gênero – #YesAllWomen – e igualdade salarial – #FightFor15.

Mas esta geração tem um modelo diferente de ativismo do que as gerações anteriores. E, no fim das contas, o método pode ser tão eficiente quanto os mais tradicionais, talvez até mais.

Um exemplo é o “Diversify My Emoji”, um movimento que evoluiu de diálogo online para petição para resultados concretos. Em resposta ao fato de que quase todos os “emojis” (ícones gráficos ilustrativos de mensagens de texto) em um programa popular tinham rostos brancos, a organização ativista DoSomething.org lançou uma campanha criada nas redes sociais que convenceu uma grande empresa da indústria de telefones celulares a adicionar mais diversidade em seu produto.

O movimento “demonstra como uma ação online, com o alvo apropriado, métodos, escala e plataforma conseguem atingir resultados offline, reais”, diz Michaela Bethune, líder de campanhas para o site. Bethune chama a atenção para o fato de que a Geração Y não é limitada às formas tradicionais de compromisso cívico. “As oportunidades de dividir visões políticas e sociais são mais diversas e, por isso, a Geração Y tem amplas formas de dividir suas opiniões, se unir com pessoas de convicções similares, independentemente da geografia e fazer uma diferença em questões que são importantes para eles.”
---------------
Fonte:  http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/nova-forma-de-revolucao-da-geracao-y/

Nenhum comentário:

Postar um comentário