quarta-feira, 29 de março de 2017

Difícil Acreditar Que Isto Ocorre no Japão

 https://japantoday.scdn2.secure.raxcdn.com/images/size/x/2017/03/homelesshuts.jpg
 Foto publicado no jornal Japan Today mostrando barracos perto da estação de Shibuya, no Japão, onde dormem 
pessoas sem casa, num dos melhores bairros de Tóquio

Muitos imaginam que num país desenvolvido como o Japão, os problemas dos marginalizados não são graves, mas existem nos jardins públicos muitos idosos que só possuem o que podem transportar nas suas sacolas, como também acontece em grandes metrópoles dos países desenvolvidos na Europa e Estados Unidos.

Para quem tem problemas de ajustamento dos fusos horários como eu, quando viaja para o Japão, acordando de madrugada e vendo os jardins de Tóquio, estranha os muitos idosos perambulando com uma sacola onde estão todos os seus pertences. Também nos corredores das estações de metrô, eu notava muitos deitados sobre papelões ou uma simples coberta. Muitos amigos japoneses me explicavam se tratar de pessoas que assim viviam por opção, separados dos seus familiares, me deixavando muito triste com aquela dura realidade.

Mas também em cidades como Londres ou Nova York notava as chamadas sacoleiras que assim viviam. Ou bandos destas pessoas viciadas em drogas em algumas regiões daquelas grandes metrópoles, semelhante com os que se veem em São Paulo nas proximidades da Sala da Osesp. Fica-se com o sentimento de que fracassamos como seres humanos, incapazes de atender o mínimo indispensável para honrar os demais desfavorecidos.

Não consigo imaginar uma solução adequada para este problema. Muitos procuram ignorá-lo como se não existisse. Parece coisa dos séculos passados, que não estaria mais ocorrendo em pleno ano de 2017. Somos capazes de nos emocionarmos com as vítimas no Oriente Médio com suas guerras incompreensíveis ou com migrantes desesperados que se arriscam a morrer no Mediterrâneo com seus filhos e nos indignar vendo decisões de povos que se posicionam contrários a estas correntes. Os problemas estão ocorrendo também nas nossas proximidades, ao mesmo tempo em que a distribuição de renda vem piorando sensivelmente nos últimos anos. 

De um lado, temos parlamentares defendendo os privilégios dos marajás do Legislativo, do Judiciário, das estatais que são responsáveis pelos monstruosos déficits como da previdência social, ameaçando os desgraçados que mal conseguem aposentadorias que cheguem a um salário mínimo que sem as reformas nem isto terão para sobreviver. Ninguém está notando que o problema não está sendo atacado nas suas verdadeiras causas?

Preferimos fingir que estamos avançando, ignorando os pobres coitados que estamos deixando pelo caminho… E nos queixamos de jovens idealistas que se revoltam com estas situações, mas propondo soluções que só pioram a disponibilidade de bens para atender a todos. É duro explicar que só podemos tentar a resolver parte dos problemas com investimentos, aumento da eficiência e muito, muito trabalho mesmo.
-------------------
Paulo Yokota |economista brasileiro (dupla nacionalidade japonesa), ex-professor da USP, ex-diretor do Banco Central do Brasil, ex-presidente do INCRA. Viveu e trabalhou nestas regiões. Foi comissário do governo brasileiro, temporariamente, na Expo Tsukuba 85. Supervisionou os escritórios de uma trading brasileira na Ásia. Viajou para lá mais de uma centena de vezes. Percorreu por lugares mais afastados de alguns destes países de ambas as regiões. Tem alguns livros publicados e centenas de artigos escritos sobre o intercâmbio entre estas regiões. Fez parte de alguns Conselhos que cuidaram deste intercâmbio, inclusive para o século XXI. Procura estar sempre atualizado sobre a Ásia. Viajou e trabalhou também pela Europa e a América do Norte, acumulando elementos para comparações. Ele contará com a colaboração de outros amigos com a vivência e experiência similares.
FONTE: http://www.asiacomentada.com.br/2017/03/difcil-acreditar-que-isto-ocorre-no-japo/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário