domingo, 16 de abril de 2017

Copiar, colar, compartilhar e criar

Anand Rao*

 O texto aborda questões muito comuns atualmente, onde todos copiam tudo de todos e coisas do gênero.

Tudo vale a pena, desde que, sem exageros ou complexo de vira-lata e tendo respeito à criação.
Nem todo mundo cria, ou então, nada se cria tudo se copia. Esse é um ditado que me incomoda dia a dia. Acho um pensamento de vira-lata. Coisa velha hein. E é sobre este tema que queremos discorrer, filosofar, pensar, questionar e tecer um texto que não agrida mas, que também não fique sentado à beira-mar contemplando da janela o luar. Textos têm que mexer sobre temas que nos são comuns.

Copiar

É a coisa mais fácil que há e muitos não citam nem a fonte. São verdadeiros seres que fazem da cópia o seu prazer. Pelo amor de Deus, você copia a criação de uma outra pessoa e não cita o autor, é demais não acha? Há uma facilidade mental na cópia. Este texto mesmo, revisei-o algumas vezes e ele demorou para passar no meu crivo de publicação. E outra, não senti que perdi tempo, na verdade cresci e aprendi mais. Escrever é aprender. Elaborar e publicar textos revisados é o melhor caminho para aprender e desenvolver um caminho onde você possa externar suas ideias. Não pense que está perdendo tempo ao escrever e ganhando ao copiar. Na verdade quando você copia e cola está passando uma atestado da sua limitação criativa. Pense nisso.

Colar

Já que copiou, vou colar. Ai cola em todos os grupos: WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, não se preocupando nem em obedecer o formato da foto, da imagem, que cada rede exige (https://blog.ingagedigital.com.br/tamanrhos-de-imagens-de-todas-as-redes-sociais-2016-capa-perfil-avatar/) é muita falta de respeito com a pessoa que faz parte destas redes. E às vezes você esquece que os membros são os mesmos. E muitos gostam de colar, creem que vão ser mais respeitados com isso. Ledo engano, são considerados cada vez mais chatos e muitas vezes são excluídos sem nem mesmo saber. Penso que as vezes fazem para satisfazer o ego ou preencher o tempo de uma vida sem objetivo. Objetivo na vida é fundamental.

Compartilhar

Este é um passo interessante para o criador. Sempre que escrevo um texto ou edito um vídeo peço compartilhamento para ter mais acesso e se conseguir viralizar na rede. Aí sim agradeço a todos que me ajudam no compartilhamento, essa atitude comove o criador. Agora avalie sempre se o que for compartilhar casa com a imagem que você quer que as pessoas tenham de você. Todo compartilhamento gera uma reação por parte do leitor, ouvinte, web espectador e isso faz com que sua imagem, a forma como você é visto pelos outros se eternize. Tome cuidado, não compartilhe tudo, compartilhe só o que casa com tua imagem ou com a imagem que você quer que os outros tenham de você.

Criar

Muito pouca gente pede para sair do meu Facebook. Ele é composto de atividades criativas e divulgações das publicações de um portal de notícias no qual sou editor, o Cultura Alternativa (http://www.culturaalternativa.com.br/). Tudo pensado e repensado sempre. Criar é o ato mais valioso do mundo. Se você cria, você exercita seu poder de percepção e sensibilidade. É uma magia ímpar. Essa atividade gera reações do público, amizades e inimizades, mas, gera acima de tudo prazer. Imagine você, o criador. Todo o cuidado é pouco no ato de criar, mas, você de forma nenhuma deve se reprimir. Você deve se liberar, sem se auto censurar, porque senão não consegue criar. E é fácil você criar quando você sente e entende o tema sobre o qual você quer escrever, interpretar, enfim, fazer o que desejar. Isso te dá segurança e tranquilidade.

Esse texto é uma elegia à criação. Crie, e depois, deixe de criar se for capaz.
-----------------
* Anand Rao
Editor do Cultura Alternativa
http://www.culturaalternativa.com.br/
WhatsApp 61 982027100
Website: http://www.culturaalternativa.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário