quarta-feira, 23 de maio de 2018

A onda certa no trabalho

Lygia Pontes*

onda - artigo - lygia pontes - bbc
(Imagem: divulgação/BBC)

“Pegar” onda pode ajudar no dia a dia do trabalho. Seja no jornalismo, em outros setores da comunicação ou demais áreas.

Há alguns anos, descobri uma nova paixão: o surf. Estar em contato com a natureza, em especial o mar, é algo que eu sempre gostei e ter a oportunidade de aproveitar muito mais as minhas idas à praia me traz diversos benefícios e ensinamentos, que aplico em todas as dimensões da minha vida. Um deles é encarar os medos e desafios que surgem no dia a dia.

Embora eu saiba nadar, sempre me senti insegura no meio das ondas. Mesmo assim, fui em frente com as primeiras aulas de surf: depois das orientações dos professores, peguei a prancha, fiz exercícios de concentração e me joguei na água. Foi uma sensação indescritível. Ficar sobre as ondas muda a nossa vida e se precisamos enfrentar um medo para fazer isso, a satisfação é ainda maior.

As aulas foram acontecendo, fui melhorando a cada dia e chegou o momento de ir para o outside – fora da arrebentação! Foi uma mistura de sentimentos, mas o que dominava ainda era o medo. Mesmo assim, segui em frente e, mais uma vez, foi uma sensação indescritível.

Com o fim das aulas, voltei para São Paulo e, mesmo na minha rotina longe da praia, eu me lembrava sempre do surf. Afinal, ele me proporcionou mais do que ficar em pé na prancha e deslizar sobre as ondas: ele me ensinou a trabalhar melhor. Como? Explico a seguir os ensinamentos do surf que recomendo que todos os profissionais coloquem em prática:

Conheça os seus recursos

Prancha, leash, parafina e quilha ajudam qualquer surfista. Mas se não forem bem administrados, podem prejudicar. Sempre que eu caía, protegia a cabeça, porque, embora a prancha seja o elemento essencial no surf, pode nos prejudicar – a quilha também. Já pensou se uma delas batesse na minha cabeça? Na vida profissional é a mesma coisa: se não soubermos todos os benefícios dos recursos que possuímos e também de que forma podem nos prejudicar, com certeza vamos nos dar mal. Portanto, tire algumas horas da sua semana e faça uma lista dos pontos positivos e negativos de cada ferramenta, material etc que utiliza no seu trabalho.

Não queira controlar tudo

Sempre que eu entrava no mar, já queria saber como estariam as ondas, em que momento elas viriam etc. Era tanta necessidade de saber todos os detalhes que eu não conseguia fazer o básico para qualquer situação que vivemos: observar. Sem fazer isso, eu não compreendia como o mar estava naquele momento e perdia várias ondas – sem contar os caldos… Na vida profissional é igual! Não tem como sabermos todos os detalhes de tudo o que vamos enfrentar. Por isso, antes de querer ter tudo sob controle, observe.

Respeite o tempo de cada um

Esse aprendizado está diretamente ligado ao anterior, já que, se começamos a observar mais, conseguimos entender que cada pessoa tem o seu próprio tempo. No mar, eu ficava muito ansiosa para chegar uma onda boa, mas, às vezes, ela demorava muito. Isso me deixava irritada e ansiosa, o que tirava a minha concentração e eu acabava não conseguindo pegar nenhuma onda. Quando comecei a entender que eu precisava esperar o tempo do mar, o surf se tornou mais prazeroso e senti que havia criado uma conexão mais forte com a natureza. O mesmo acontece no meu trabalho. Percebo que não perco oportunidades por causa da minha ansiedade ou irritação. Na verdade, eu me dou conta de que existem muito mais possibilidades do que eu imaginava.

Prepare-se

Mesmo que não seja possível saber exatamente tudo o que vai acontecer no mar ou no nosso dia a dia, é essencial que a gente se prepare. Por isso, leia, estude, pergunte, escute. Pense em todos os possíveis cenários – positivos ou não – e defina como deverá agir em cada um deles. Ter um repertório amplo só irá trazer benefícios a você.

Além do surf, tenho tirado também muitos aprendizados de outras atividades que faço. Percebo que tudo o que realizamos nos proporciona momentos de ensinamentos e de sermos profissionais melhores. Por isso, incentivo que você comece a encarar os seus hábitos do dia a dia como possibilidades de se desenvolver no trabalho. Além de ajudar na vida profissional, vai auxiliar a encarar os momentos de lazer como prioridades.
---------------
 * Relações Públicas formada pela USP e com especialização em Administração de Empresas pela FGV - SP. Após mais de dez anos trabalhando em comunicação corporativa, decidiu se tornar advisor, consultora e palestrante para auxiliar empresas e profissionais a alcançarem o sucesso com eficiência e equilíbrio. Por meio de serviços com metodologias exclusivas e apoiados em três pilares (comportamento, comunicação e gestão), colabora com organizações para alcançarem suas metas, a partir do trabalho de funcionários motivados, e auxilia pessoas a encontrarem o caminho para a felicidade na vida profissional.
Fonte:  https://portal.comunique-se.com.br/a-onda-certa-no-trabalho/?info

Nenhum comentário:

Postar um comentário